vida e saúde

Atividade física e férias: uma combinação mais interessante do que se imagina


Finalmente, aquela estação para a qual nos preparamos o ano inteiro (ou quase) chegou: o verão. Muitos tiram férias nessa época para poder viajar e desfrutar da estação do calor. Mas, para quem já tem a atividade física como parte do seu cotidiano, nessa hora batem algumas dúvidas:
Como manter uma rotina de treinos com uma frequência mínima para não pôr a perder todo o resultado da sua dedicação ao longo do ano?
Quais as atividades mais indicadas? 

Pensemos nas férias e no verão como um período onde tudo é mais divertido e prazeroso, e não deveria ser diferente com um treino. Não falando necessariamente em academia (apesar de haver essa possibilidade), mas de atividades físicas ao ar livre que você pode fazer para manter-se ativo de uma forma recreativa. Vamos às dicas?

Foto: Pixabay (Divulgação)/

  • Caminhada e corrida: caminhar é uma atividade simples, possível de ser feita em qualquer lugar e hora. Nessa estação você pode deixar a atividade bem mais agradável fazendo uso da orla da praia, escutando música ou na companhia de amigos. Correr também é uma atividade relativamente simples, com os devidos cuidados, como um tênis adequado, roupas leves e muita água - sua maior aliada contra a desidratação durante o ano todo, e mais ainda nessa época. Ah! E filtro solar, claro (como já diria Pedro Bial). Brincadeiras à parte, ainda é possível procurar grupos de corrida locais, uma opção bastante interessante por contar com um profissional especializado na orientação dos treinos.
  • Futebol e vôlei de praia: o futebol é normalmente a opção dos homens, mas isso não quer dizer que as mulheres não possam praticar e se divertir com ele também (por favor, estamos quase em 2018, não é mesmo?!). Ótima pedida para uma tarde de domingo ensolarada com os amigos, ou mesmo durante a semana. Ele é ótimo para tornear os músculos, emagrecer e melhorar a resistência cardiovascular. Na mesma idéia, o vôlei é uma modalidade ainda mais simples de ser praticada na praia, com uma rede e uma bola em uma quadra demarcada na própria areia é possível se divertir muito, além de tirar proveito das exigências físicas do esporte, com diversos movimentos de salto e agachamentos. Suas coxas agradecem!
  • Bicicleta: que tal desbravar sobre duas rodas os cantinhos escondidos daquela cidade totalmente nova onde você está hospedado? Além de diversos benefícios para a saúde, é uma forma de presenciar belas paisagens e fazer registros fotográficos preciosos. A sensação de satisfação e relaxamento após uma boa pedalada é inigualável, e você pode muito bem alugar uma na própria cidade. Há locais especializados nesse tipo de serviço.
  • Natação: para quem se hospedar em hotéis que tenham piscina, é uma opção perfeita, e também há locais que contam com profissionais encarregados da orientação técnica dos clientes. Caso se aventure a nadar na praia, apenas muito cuidado com as condições do mar. No mais, é uma atividade completa, exigindo esforço do corpo todo além do sistema cardiovascular.

Essas certamente não são as únicas opções, há diversas possibilidades, mas servem para exemplificar como dá para manter um bom nível de atividade física sem deixar de aproveitar as férias, agregando as duas coisas ao invés de pensar nelas de forma dissociada.

Boas férias e um ótimo fim de ano a todos.

Foto: Pixabay (Divulgação)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exagerou nas festas... e agora? Anterior

Exagerou nas festas... e agora?

O peso que nossos filhos carregam nas costas Próximo

O peso que nossos filhos carregam nas costas